Jornal A Parada


Acima,  A Parada n. 9


O A Parada foi um jornal de literatura e poesia editado em Belo Horizonte, constituído por poemas, contos, entrevistas e trabalhos visuais. A publicação surgiu em 2004 e foi patrocinada pelo CEFET-MG até 2006, período em que foram lançados quatro números. 

Posteriormente, o projeto foi por duas vezes aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o que facilitou seu alcance aos Centros Culturais e Bibliotecas Municipais da cidade. Além disso, o A Parada também era distribuído gratuitamente em livrarias, cafés, universidades e em outros espaços culturais.

Realizando edições diversas, mas, ao mesmo tempo, buscando manter uma linha editorial coerente, o A Parada publicou tanto autores estreantes como aqueles já inseridos, de alguma forma, na cena cultural de Belo Horizonte.

O A Parada participou de iniciativas como o Terças Poéticas, projeto de recitais realizado pela parceria entre o Suplemento Literário e Fundação Clóvis Salgado; o Belô Poético, evento nacional de poesia organizado por Rogério Salgado e Virgilene Araújo; e o Guerrilha Poética, da série de documentários Juventude de Atitude, produzida pela Associação Imagem Comunitária (AIC). A publicação também manteve estreito diálogo com outras iniciativas semelhantes, tais como o Dezfaces (Belo Horizonte - MG), o zine Embrulho de Banana (Santo André - SP / Belo Horizonte - MG) e o folheto Barkaça (Divinópolis - MG).

Após a nona edição, lançada em 2010, o A Parada enfim encerrou suas atividades. Entrevistas, vídeos e todos os números publicados estão disponíveis nas seções deste blog.